O FILME TEATRO - ESQUETE TEATRAL ZÉ TIÃO E O BOI DIAMANTE
NESTE SÁBADO DIA 16 DE ABRIL DE 2022 AS 18:00 HORAS
2 SINOPSE DO TEXTO. “Zé Tião e o Boi Diamante”, trata se de um reconto fundamentado a partir da lenda do Boi Bumbá, a qual trás na sua essência o tempo colonial, nesse reconto traz no texto, a história de Zé Tião e o Boi Diamante, conta que aconteceu na fazenda CAATINGA BRABA, morava uma donzela, muito linda e o fazendeiro por ela apaixonado, e sua esposa por sua vez não gostou e a transformou num boi encantado, o qual ficou conhecido como o BOI DIAMANTE, assim é pensado de forma lúdica, onde o encanto retrata o nordeste, fazendeiros, vaqueiros, rezadores, época de quermesses, com várias festividades, mostradas com o conto e reconto de história através do Teatro Musical, sendo músicas de brincadeiras de rodas a exemplo de alecrim dourado... No entanto, onde o jogo do brincar teatralizando fica mais fascinante, pois o Boi Diamante, tem vida própria no seu reconto com música autoral, “ê boi ê boiada...VIEIRA, ZULEIDE”, de palavras, em torno do que é verdade/mentira, dessa forma tem percorrido em escola, loja, praça, abrigo e observatório cultural. Envolvendo e interagindo com todos presentes
3 PROPOSTA DE ENCENAÇÃO. A encenação abordará um aspecto místico, onde será colocado em desafio a coragem de um homem, permeando no universo místico de desejos e conflitos, ´no jogo da sedução entre um homem e uma mulher, o Boi Diamante entra em cena, numa interação lúdica com o público acerca de sua realidade. Essa construção é fundamentada no método construtivo de Paulo Freire, mesmo voltado para a educação, em seu texto traz relevância na aprendizagem da interação com o público e com Augusto Boal quando se diz, que as duas propostas, de educação e teatro, fazem com que as pessoas reflitam sobre temas ligados à política, cultura e sociedade, fazendo com que o jovem e o adulto se torne uma pessoa crítica de sua própria realidade. Portanto, nesse reconto do Zé Tião e o Boi Diamante, a proposta é iniciar a peça de teatro, onde todo o elenco entra em cena cantando e tocando, a exemplo da música alecrim dourado, isso acontece depois de uma quermesse realizada na fazenda e após três(03) músicas ALECRIM DOURADO, Ê BOI Ê BOIADA, ESCRAVO DE JÓ iniciar o diálogo entre os personagens, nessa conversa texto e música do boi, finalizando com o Boi, cantando, dançando e interagindo com o público.
4 FIGURINO – CARACTERIZAÇÃO. Os personagens serão caracterizados com aspecto sertanejo, trajando calça e uma camisa, para o fazendeiro, calça no meio da canela, camisa de mangas longas, chapéu de palha e para o vaqueiro, chapéu e jaqueta, calça no meio da canela, calçados também de acordo, para o traje feminino vestido solto, colorido, flor nos cabelos trançados e sapatilha e quanto ao boi, com aspecto de luxuoso com brilho, e o preto dominando e detalhes em fitas é figurino do Boi. Quanto ao cenário, tapete de TNT, 1 mourão de papelão coberto de TNT preto e com fita verde, e os instrumentos: violão, panderola, triângulo, ganzá e pandeiro, agogô e zabumba. Esta é a proposta do conto e reconto ser contado com texto, cenário e o público.